sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Listas e mais listas

Adele - maior sucesso de crítica e público em 2011

 É fim de ano e retrospectivas pipocam por todos os lados; no mundo da música pop não é diferente: essa é a época em que as principais mídias especializadas em música publicam suas listas dos destaques do ano que se vai.

De modo geral, essas mídias apontam para a consagração de venda e crítica da cantora Adele, presença garantida na maioria das listas dos melhores de 2011. Outro destaque foi a parceira entre os rappers Kanye West e Jay Z que resultou no bem sucedido Watch the Throne. No rock, os americanos do Foo Fighters fizeram a alegria tanto dos novos quanto dos antigos fãs da banda com o disco Wasting Light.

No Brasil, apesar da crítica especializada preferir o rapper Criolo e seu disco Nó na Orelha, não há como deixar de comentar o sucesso estrondoso “Ai se eu te pego” do cantor Michel Teló - o sertanejo continua sendo o grande filão da nossa música pop, e isso não mudará tão cedo, pra tristeza de alguns e alegria de muitos.

Não se pode deixar passar, também, os destaques maranhenses eleitos pela Universidade FM em sua premiação anual: Bruno Batista, Tássia Campos, Dicy Rocha, Stalingrado e Nova Bossa tiveram um bom ano, definitivamente.

Na minha lista pessoal, Noel Gallagher, ex-Oasis, lançou o disco do ano com seu projeto Noel Gallagher's High Flying Birds, mostrando porque ele é considerado um dos principais compositores de sua geração. No Brasil, fico com o ótimo disco Taste It dos roqueiros paulistanos do Forgotten Boys. E para você, quem foram os melhores do ano na música?

Publicado no caderno 'Na Mira' do Jornal 'O Estado do Maranhão' no dia 30.12.2011  

Nenhum comentário:

Postar um comentário